sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Diário de Bordo

Diário de Bordo

03/11/08
Mensagem inicial: The Potter / Aprendendo a aprender (vídeo)
O vídeo nos mostra que na vida quando quisermos alcançar algo devemos ser persistentes e nunca desistirmos do nosso sonho, pois com esforço e dedicação seremos capazes de alcançar com sucesso. E tudo o que vamos fazer tanto na vida pessoal quanto na profissional devemos fazer com o coração assim o trabalho será em feito e produtivo, tendo bons resultados.

Educação e Tecnologia
Autor: José Manuel Moran

Texto – Reflexão
>Os Novos Espaços de Atuação do Professor com as Tecnologias
O professor deve estar preparado para trabalhar com as tecnologias, preparando suas aulas na sala digital seguindo um roteiro para que seus objetivos sejam alcançados. Ele deve orientar os alunos na sala de aula para depois utilizar o computador.
A Internet é um instrumento onde o aluno pode pesquisar, comunicar e produzir. é preciso que o professor deixe que o aluno construa seu conhecimento livremente para que não seja apenas uma transmissão de informações como acontece na sala de aula.
As tecnologias são todos os aparatos utilizados para facilitar nossa vida diária. E este recurso deve estar presente nas escolas contribuindo para que os alunos aprimorem seus conhecimentos.
Quanto a utilização dos vídeos: devem servir de base para o início de uma aula e não deixar para complemento no final do tema estudado.

Utilização do Linux Educacional

É um novo sistema presentes nas escolas, com aplicativos próprios para a educação. Encontramos também distribuição gratuita na Internet.
Para usar Cds, Dvs entre outros, devemos montar e desmontar para não dar problemas no sistema.
É um sistema rígido contra vírus, no momento em que é detectado algo ele dará um sinal.

Tarde

Mensagem: Tecnologia ou Metodologia
Mostra que não adianta ter novos recursos se o professor não estiver capacitado e mudar sua metodologia para que faça um bom aproveitamento da tecnologia.

Tux Paint
Nesse programa trabalhamos com a criação de desenhos, desenvolvendo nossa criatividade e coordenação motora.
Produto criado: Castelpássaros.

Salvar imagens da Internet
Ir para página do Google em imagens. Em tamanho pequeno clicar com o botão direito sobre a imagem, salvar como buscando a janela para que a imagem seja salva. Sempre renomear a imagem para salvá-la.
Depois para passar a imagem a um novo documento, vamos em inserir figura do arquivo, procurar o nome da imagem e inseri-la no documento.

Uso responsável da Internet
Mudanças Tecnologicas:
-Novas formas de relacionamento;
-Letramento digital;
-Internet/ Responsabilidade, Ética e Legalidade.
> Comunicação Sincrona: Comunicação ao mesmo tempo.
Exemplo: MSN
> Comunicação assincrona: Comunicação que não ocorre ao memso tempo.
Exemplo: E-mail e torpedo.

Netiqueta
Adequar o vocabulário de acordo com a necessidade de comunicação.

Roteiro de Pesquisa
Definir o tema da busca
Definir objetivos
Sugestões de materiais
Registro de percurso da busca: apenas para professores.
Elementos necessários nos resultados da busca.

04/11/08

Mensagem inicial: Atreva-se (vídeo)
Encarar os desafios de frente, com a cabeça erguida nas diferentes fases da vida.

Pesquisa: O que é um Blog? E quais os fins educacionais?

Blog
Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo).
A maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins. Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Você pode criar um diário eletrônico reflexivo para …
Refletir sobre suas próprias experiências docentes.
Ter um registro sobre experiências de capacitação docente.
Escrever a descrição de uma unidade específica de ensino.
Descrever o que funcionou para você na sala de aula, assim como o que não funcionou.
Fornecer alguma dica de ensino para outros docentes.
Escrever o que você aprendeu com outro professor.
Explicar os insights que você tem a partir do que acontece na sala de aula.
Compartilhar idéias de atividades de ensino ou jogos de linguagem para uso em sala de aula.
Fornecer dicas de “como fazer” no uso específico de tecnologias em sala de aula, descrevendo como você usou determinadas tecnologias em sua classe.
Explorar assuntos importantes sobre ensino e aprendizagem.

Você pode iniciar um blog da classe para …
Postar mensagens sobre informações úteis tais como calendário, agenda de eventos, tarefas de casa e etc. Postar tarefas baseadas na leitura de referências recomendadas, e solicitar aos alunos que respondam em seus próprios blogs, criando um tipo de portfólio de seus trabalhos.
Comunicar-se com pais se você está ensinando numa escola elementar.
Postar desafios para a escrita.
Fornecer exemplos de trabalho em sala de aula, de atividades de vocabulário, ou de jogos gramaticais.
Fornecer exercícios de leitura on line para que seus alunos leiam e “reajam”.
Reunir e organizar recursos da Internet para cursos específicos, fornecendo links para sites apropriados assim como informações sobre sua relevância.
Postar fotos e comentários sobre atividades em classe.
Convidar os alunos a comentarem ou postarem mensagens sobre determinados assuntos com o objetivo de lhes dar “voz” por meio da escrita.
Publicar bons exemplos de redações dos alunos.
Expor produtos de arte, poesia e histórias criativas dos alunos.
Criar um site de ensino dinâmico, postando não somente assuntos relacionados com atividades da classe, mas também atividades, tópicos de discussão, links com informação adicional, informação sobre tópicos que os alunos estão estudando, leituras para inspirar a aprendizagem.
Criar círculos de literatura.
Criar clubes do livro on line.
Fazer uso do comentário para que os alunos publiquem mensagens sobre tópicos utilizados no desenvolvimento de habilidades lingüísticas.
Solicitar aos alunos para eles criarem seus próprios blogs individuais do curso, onde postarão suas próprias idéias, reações e trabalhos escritos.
Postar tarefas para levar em frente aprendizagens baseadas em projetos.
Editar jornais de classe, usando artigos escritos por alunos, assim como fotos que eles possam ter produzido.
Linkar sua classe com outra classe em qualquer lugar do mundo.

Você pode encorajar seus alunos (seja em seu blog, seja por encorajamento via comentários nos blogs individuais deles) a publicarem…
Suas reações a questões intelectualmente instigantes.
Suas reações a fotos que você tenha postado.
Diários pessoais.
Resultados de investigações que eles tenham realizado sobre um tópico do programa.
Suas idéias e opiniões sobre tópicos discutidos em classe.
Você pode incentivar seus alunos a criarem blogs para…
Aprender sobre blogs.
Completar tarefas de redação.
Criar um portfólio sobre sua produção escrita.
Expressar suas opiniões a respeito de tópicos que estão estudando.
Escrever comentários, opiniões, ou questões sobre o noticiário dos jornais ou assuntos de interesse pessoal.
Discutir atividades e dizer o que pensam sobre elas (Você, professor, pode aprender muito com isso!).
Escrever sobre tópicos do programa de estudos, utilizando o novo vocabulário aprendido assim como novas expressões idiomáticas.
Mostrar suas melhores redações.

Você também pode solicitar à classe para criar um blog comunitário para…
Completar trabalho de projeto em pequenos grupos, designando para cada grupo uma tarefa diferente.
Expor produtos de aprendizagens baseadas em projeto.
Completar uma WebQuest.

Criação do Blog

Entrar no Google, ir até o link mais->e mais-> Blogger. Clicar em criar nova conta, organizar os dados. Depois com o Blog feito, atualizar o perfil e outros aplicativos.
Também fazer postagens de assuntos relacionados as aulas, adicionando os links dos blogs dos colegas.
Entrar em http://relojesflash.com/ e escolher um modelo de relógio, clicar no relógio escolhido, copiar o código, após entrar no blog em layout e procurar por GADGET->HTML-> colar o código e salvar.

Tarde

Mensagem inicial: Aprender a viver

Blog

Postagem do Contador de visitas

Ir para o site http://www.thefreewebcounter.com/, selecionar um modelo de contador, copia o código e vai até o Blog, seguindo o mesmo processo do relógio.

Segurança na Internet
Vírus no Computador
A Internet é uma ferramenta muito utilizada hoje em dia, através dela podemos nos comunicar, fazer pesquisas além de publicar arquivos e documentos por nós produzidos.
Além de ser uma aliada pode nos trazer prejuízos, pois nela são encontrados os vírus que são programas que ao invés de colaborar prejudica o computador.
Precisamos ter cuidado com arquivos recebidos por e-mail, que são de remetentes desconhecidos e arquivos duvidosos, não abri-los pois podem estar infectados por vírus que trazem danos ao computador.
Um recurso que podemos e devemos utilizar são os anti-vírus, que protegem o computador, vasculhando os arquivos e alertando os riscos encontrados.

A utilização de ferramentas de comunicação na prática pedagógica
As ferramentas de comunicação são por exemplo os Fórum de discussão, webquests, correio eletrônico, bate-papo e sites de relacionamento. Estes podem desencadear habilidades na escrita, oralidade e criatividade. Assim o aluno poderá ser capaz de sintetizar um texto para se sair melhor em trabalhos em sala de aula, também através da pesquisa e leitura será capaz de argumentar pontos positivos e negativos sobre diversos assuntos.
Trabalhar com a Internet possibilita o trabalho em grupo, favorecendo a cooperação entre os alunos assim contribuindo para a aprendizagem.

Erechim, 05 de novembro de 2008

Mensagem inicial: Sugestões
Devemos aproveitar os momentos da vida da melhor maneira possível, sentindo menos raiva, ódio, arrogância e sim cultivando mais alegrias, amores, em fim sentimentos positivos.

Trabalhando com tabelas

Menu > Escritório > BrOffice.Calc

Trabalhamos com tabelas e gráficos:
Mesclar células
Formatar células (bordas, plano de fundo, fonte)
As funções (fazer contas de uma maneira mais prática)
Renomear, excluir e inserir planilhas
Tipos de gráficos e como organizá-los
Salvar arquivos para abrir no Windows XP

YouTube

Cadrasto
Busca de vídeos educativos para elaboração de atividade pedagógica

Tarde:

Mensagem inicial: Tudo depende de mim – Charles Chaplin (pps)

YouTube
Continuação da atividade anterior
Postagem do vídeo e atividade no Blog e após comentário nos Blogs dos colegas.

Como passar vídeos do YouTube para o Computador

Baixar o programa FLV Player (Baixaki), e instalar no computador.
Após escolher o vídeo, copiar a URL.
Abrir a página http://www.download-de-videos.com/index.php
Colar o link do vídeo, e após fazer o download seguindo as informações do site.

Texto em Jornal
Ir para o site http://www.fodey.com/generators/newspaper/snippet.asp
Colocar um título para o Jornal, para a Manchete e também colocar a data.
Escrever o texto e salvar no computador.
Ir para o Blog, em Nova postagem e postar a imagem.

06/11/08

Manhã
MENSAGEM INICIAL: Nunca deixe de voar
Não devemos desistir dos nossos objetivos e aproveitar todas as oportunidades.

Explorando aplicativos do Linux

Menu->Ministério da Educação->DVD Escola (vídeo)

Diversos vídeos que servem para auxiliar o professor como também para elaborar aulas e aplicá-los com as crianças, explorando diversos assuntos.

Tarde
Mensagem Inicial: Procura-se um amante
“Para se estar satisfeito, ativo e sentir-se jovem e feliz é preciso namorar a vida!!”

Elaboração de Slides

Entrar no site: http://www.slide.com/
Fazer o cadastro no site
Após salvas as imagens no PC, carregá-las -> customizá-las e salvar
Montar o Slide como preferir, adicionando aplicativos de animação e música.
Copiar o código do Slide e salvar no Blog para postar, pode-se postar em outros lugares como o Orkut.
No Blog: Ir em nova postagem ou elemento de página (layout->gatget->HTML/ Java) colar o código e adicionar no Blog.
O Slide ficará salvo na conta do usuário.

Erechim, 07 de novembro de 2008


Mensagem inicial: Máscaras – Carlos Drummond de Andrade

Não devemos nos esconder atrás de máscaras e sim sermos verdadeiros em nossas atitudes.

Trabalhando com Impress

Menu > Escritório > BrOffice Impress

Elaboração de um slide a partir da mensagem: A síndrome do Sapo Fervido – Rubem Alves.

Nenhum comentário: